quinta-feira, 10 de junho de 2010

ARTE NA ESCOLA

DOMINGO, 6 DE JUNHO DE 2010

A arte na escola
Edina Pischaraka Itcak
Artes... Quantas vezes já ouvimos a expressão "as crianças estão fazendo arte". Na escola não é diferente: quanta imaginação e criatividade ao inventar coisas novas e ao expressar sentimentos e manifestar diferentes formas de entender a vida. Acontece que nós, os professores, geralmente pensamos que escola é lugar de conversa séria, e então "cortamos o mal pela raiz". É forte a tendência de entregar tudo pronto, direcionar... para que tudo saia bonito.
Apesar de ser difícil de mudar, nota-se que alguns "arteiros" de alma ousam mudar, e estão conseguindo. Estas pessoas entendem que o ensino da arte, e a presença da arte na escola cumpre um papel fundamental que vai além da execução de uma simples disciplina curricular.
O objetivo principal é fazer com que o aluno se torne participante da sociedade em que ele vive, que ele possa criar, pensar, sentir o mundo que o rodeia e que possa expressar isto não apenas por meio de palavras, mas por outras linguagens, que às vezes expressam muito mais o que se passa no interior da pessoa. E estes tipos de linguagens são as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro. São uma infinidade de formas com as quais os alunos podem falar dos seus sonhos, dos seus medos, dos problemas sociais e políticos com os quais estão envolvidos, e assim por diante.
A única forma de ensinar arte é ensinar a ver e sentir a vida e de procurar expressá-la. Por isso, o encontro com a arte que há em si mesmo e que existe em todas as pessoas, desenvolve no aluno uma sensibilidade e um olhar refinado para com o cotidiano que o cerca. Ou seja, a arte ensina a se ter um olhar poético da vida. É uma forma de integrar o concreto e o virtual, o sonho e a realidade, numa paulatina construção da identidade e da consciência.
Além deste auto-conhecimento, a presença da arte na escola possibilita uma infinidade de trocas culturais entre os próprios alunos e com diferentes povos, pelo fato de se ter acesso a diferentes produções artísticas e poder analisá-las de forma crítica. Dessa forma o aluno irá perceber que diferentes valores orientam a vida dele, dos seus colegas e de um povo.
Então, não criemos barreiras na "arte" que existe nos alunos. A arte é sinônimo de vida que pulsa e que se deixa manifestar como que em prolongamentos da alma.

Um comentário:

  1. Olá, Nazareno,

    Sinto-me privilegiada por visitar seu blog e poder compartilhar de suas experiências e reflexões. Isso em um ambiente aconchegante e tão bonito, como está o seu blog.

    Um abraço e parabéns!

    ResponderExcluir